Beto Nery


Carlos Alberto de Albuquerque Nery, natural de Recife, de 16 de janeiro, é Bancário e Ator.

Após assistir, na Matriz de São José, um espetáculo, escrito e dirigido por Isac Gondim, que trazia um Cristo negro e em vestes comuns, se encantou pela arte teatral. Assistiu o espetáculo diversas vezes, em diversas igrejas do Recife.

O ator e diretor Arlindo Matias, que atuava neste espetáculo, vendo o encantamento do Beto Nery, ainda adolescente, o convidou para participar da montagem do espetáculo CRIME NA CATEDRAL, do dramaturgo e poeta inglês T.S. Eliot. Após 1 ano de estudos e preparação, em 1984, no palco do Teatro Santa Isabel, lá estava estreando na profissão que pretende levar para o resto de sua vida. 

Em 1985 a 1986, fez temporadas com o espetáculo O BRÁMANE SIDARTA, texto e direção de Ângelo de Athaide, nos Teatro Barreto Junior e do Parque.

Em 1989, junto com Beto Vieira, Alan Sales e outros artistas, formou grupo que atuava no Sesc Santa Rita, montando espetáculos mensais, criados a partir de coletâneas de poesias. Entre estes o mais relevante foi NORDESTE-NA-MENTE, com o qual, em sua segunda montagem, 1991, participou do Festival de Teatro de Ponta Grossa – PR, tendo sido indicado ao prêmio de melhor ator.

Daí em diante vieram, entre outros: Uma História de Amor (1993, pela Papagaios Produções, dirigido por Manoel Constantino), Conserto Para Virgulino Sem Orquestra (1994 e 1995, texto e direção de Vital Santos), Oliver (1996, texto e direção de Antônio Nogueira), O Príncipe dos Mares de Olinda contra a Fúria das Águas (1997 e 1998, texto e direção de Vital Santos), Inocência (1999, dirigido por Flávio Renovatto), O Amor do Galo Pela Galinha D’água (2007 e 2008, texto e direção Samuel Santos, com indicação ao prêmio de melhor ator coadjuvante no Janeiro de Grandes Espetáculos), Coiteiros (2008,2009 e 2010, dirigido por Max Almeida).

Seu último espetáculo a ir a cena foi O Bom Samaritano, em 2010, texto de Hermilo Borba Filho e direção de Samuel Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário