Tem ainda os cursos complementares de Formação de
Ator, Iluminação Teatral, Figurino e Adereços / SESC PE.
É diretor-fundador da Cia Trapiá de Dança, professor de Artes e Teatro da Rede Municipal do Recife, avaliador do Sindicato dos Artistas de Dança PE;
Trabalhou e residiu na França (Nice e Mônaco), com Dança. Atuando também em Portugal , Itália e Espanha; Atuando como Ator, Bailarino e Coreógrafo.
Como arte-educador tem experiência no institutos educacionais:
- Colégio Marista Recife - Arte
Educador - 1996 à 1999; - Colégio Recanto - Professor de
Artes e Eventos - 2001 à 2003; - Colégio Recanto GGE - Professor de
Artes e Arte Educador - 2004 à 2008; - Colégio Visão - Coordenador de
Eventos e Professor de Artes - 2004 à 2008.
Participou dos Espetáculos Teatrais - Muito Pelo Contrário, texto de
João Falcão e direção de Augusta Ferraz; - O Morto e o Vivo, texto de
Marcelino Freire e direção de Carlos Varela;
- Antigôna, texto de Sófoclis e direção de José Manoel; Gato Malhado e Andorinha Sinhá, texto de Jorge Amado e direção de
Augusta Ferraz; Como a Lua - Texto de Vlademir
Capela - Direção de José Manoel; Cegonha Boa de Bico - Texto de
Marilu Alvarez - Direção de José Manoel - Ator Otacílio Júnior; Avoar - Texto de Vlademir Capela -
Direção de José Manoel - Ator Otacílio Júnior; Maria Burralheira - Texto de
Vlademir Capela - Direção de Manoel Constantino; - Galo Jackson I, texto de Antônio
Bernadis - Direção de Carlos Carvalho;
- Galo Jackson II e III, texto e direção de
Antônio Bernadis;
Espetáculo de Dança: * Prosopopéia um Auto de Guerreiro -
Balé Popular do Recife - Direção de André Madureira - Coreógrafo André
Madureira - Bailarino Solista Otacílio Júnior; * Nordeste - Balé Popular do Recife -
Direção de André Madureira - Coreógrafo André Madureira - Bailarino Solista
Otacílio Júnior; * Magia e Tradição - Balé Brincantes
- Direção de Fátima Monteiro - Raimundo Branco e Alexandre Macedo - Bailarino
Solista Otacílio Júnior; * Contraste-Contraste - Cia de Dança
Corpus Popoles - Direção de Raimundo Branco - Coreógrafo Raimundo Branco -
Bailarino Otacílio Júnior; * Frevo, Capoeira e Passo - Galo da
Madrugada - Direção de Rogério Costa - Coreógrafo e Bailarino Otacílio Júnior; * Chegança - Cia Trapiá de Dança -
Direção de Otacílio Júnior - Coreógrafo e Bailarino Solista Otacílio Júnior; * Régia à Lenda - Cia.Trapiá de Dança
- Direção de José Manoel - Coreógrafo e Bailarino Solista Otacílio Júnior; * As Três Mulheres de Xangô - Cia.
Trapiá de Dança - Direção de Otacílio Júnior - Coreógrafo e Bailarino Solista
Otacílio Júnior; * Estados - Cia Trapiá de Dança -
Direção de Rudimar Constâncio - Coreógrafo e Bailarino Solista Otacílio Júnior; * Alguém Esqueceu Mestre Vitalino -
Cia Trapiá de Dança - Direção de Otacílio Júnior - Coreógrafo e Bailarino
Otacílio Júnior; * Visse Menino! - Cia Trapiá de Dança
- Direção de Otacílio Júnior - Coreógrafo e Bailarino Otacílio Júnior; * Evoé - Cia Trapiá de Dança -
Direção de Otacílio Júnior - Coreógrafo e Bailarino Otacílio Júnior; * Pisadas e Trupés - Cia Trapiá de
Dança - Direção de Otacílio Júnior - Coreógrafo e Bailarino Otacílio Júnior; * Andanças do Divino - Balé Popular
do Recife - Direção de André Madureira - Ator Bailarino Solista Otacílio
Júnior.
A Companhia Trapiá de Dança foi
fundada em 1989, em Recife (PE), pelos coreógrafos e bailarinos Otacílio Júnior
e Valdi Nunes. Com o nome de uma fruta indígena, atualmente em extinção, a
proposta foi preservar e tornar conhecida a cultura popular como um todo, e a
expressão musical e corporal do folclore brasileiro especificamente através do
estudo das danças populares como linguagens das Artes Cênicas.
No início, são chamados para
contribuir nomes expressivos da dança, como Edite Barros e Xerife, do Balé de
Cultura Negra, Bacnaré, cujas técnicas ajudaram na criação do primeiro
espetáculo, intitulado "Chegança" (1991), que apresenta a companhia
ao mercado da dança de Pernambuco, por sua participação no Ciclo de Dança do
Recife. Para os trabalhos da companhia, são convidados também profissionais do
teatro, ajudando os bailarinos a identificar as características dos seus
personagens.
Também se destaca o espetáculo
"Regia - A lenda" (1992), por fazer uma pesquisa sobre os índios, e
de utilizar a música ao vivo, tocada pelos próprios índios. O espetáculo
"Estrados" (1994) inicia um diálogo com a dança contemporânea, que
tem desdobramentos diferentes nos espetáculos produzidos a partir do ano 2000.
Fazem parte do repertório do grupo outros espetáculos como, "As três
Mulheres de Xangô" (1994), "Visse, menino?" (2001), "Alguém
Esqueceu Mestre Vitalino?" (2003), "Evoé" (2004) e "Pisadas
e Trupés" (2006).
Ao longo desses anos, a Companhia fez
centenas de apresentações em diversas cidades dos estados de Pernambuco,
Paraíba, Maranhão, Alagoas, Ceará,
Sergipe, Rio Grande do Norte, Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Rio
Grande do Sul. Atualmente a direção é de Otacílio Júnior e Monica Rocha, e
composta por quatro atores e dezoito bailarinos.
Também está dirigindo a Cia Cênica Yakecan, em processos de montagem do
espetáculo Mandala o Homem
e o Cosmos.
Você merece tudo isso e mais, ainda você é meu cunhado maravilhoso, parabéns pra vc 🤗🤗
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